Boas-vindas ao WordPress. Esse é o seu primeiro post. Edite-o ou exclua-o, e então comece a escrever!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Convênios

  • Unimed
  • Particular

 

Obs.: Aceita planos de desconto

Blefarite

A Blefarite é uma inflamação crônica das pálpebras. Pode ser causada pela obstrução das glândulas de Meibonius ou pela proliferação de bactérias, quando observamos crostas nos cílios (as famosas caspas nos cílios).

O tratamento da Blefarite consiste basicamente em higienização diária dos cílios com produtos específicos e em alguns casos é necessário o uso de antibióticos tópicos ou oral.

Pacientes com Blefarite apresentam queixa frequente de coceira nos olhos, irritação, ardência
e olhos vermelhos.

A doença não tem cura, mas com as medidas corretas tem um bom controle permitindo ao paciente melhora dos sintomas e da qualidade de vida.

Epidemia miopia

Você sabia que em 2050 estima-se que metade da população mundial será míope?

Estamos caminhando para uma verdadeira epidemia de miopia entre as crianças e adolescentes.

Os principais fatores associados a isso é o aumento do tempo de exposição de crianças e jovens à telas e a falta de atividades ao ar livre.

A miopia se caracteriza pelo crescimento excessivo do globo ocular e está relacionada a complicações como: glaucoma, catarata e descolamento de retina, que podem levar à baixa de visão e até mesmo à cegueira.

Como formas de prevenção, nós oftalmologistas recomendamos que a criança seja exposta diariamente a pelo menos 2 horas de atividades ao ar livre e que as telas sejam controladas e limitadas, segundo as recomendação abaixo da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP):
– Crianças menores de 2 anos: zero telas;
– 2 a 5 anos: 1 hora por dia;
– 6 a 10 anos: até 2 horas por dia;
– 11 a 18 anos: até 3 horas por dia.

Pterígio

Pterígio é aquela carnosidade que cresce na conjuntiva em direção à córnea, muito comum aqui no Nordeste por conta da exposição excessiva ao sol. O tratamento do pterígio é cirúrgico, e a cirurgia é indicada principalmente nessas 3 situações:

1. quando o paciente se incomoda muito com o aspecto estético do pterígio;

2. se o paciente se queixa de irritações, sensação de Corpo estranho e olho vermelho constantemente;

3. Pterígios maiores que crescem sobre a córnea, causando um aumento do grau do paciente, comprometendo a qualidade da visão.

Atualmente realizamos a cirurgia de pterígio com cola biológica, proporcionando maior conforto ao paciente e uma recuperação pós operatória rápida e segura.

Escavação Aumentada

Um diagnóstico bem comum no consultório é a famosa escavação aumentada. Você sabe o que isso significa?

No nervo óptico existe uma abertura que chamamos de escavação que é por ondem passam os vasos que chegam na retina. O normal é que essa abertura seja inferior a metade do tamanho do disco óptico. Quando essa abertura está igual ou acima de 50% do tamanho do diâmetro do nervo, nós dizemos que ela está aumentada, e pode ser um sinal de glaucoma.

A partir daí podem ser necessários exames adicionais para investigação, principalmente em pacientes acima de 40 anos, com história familiar positiva de glaucoma e se a pressão ocular estiver aumentada na consulta. Porém, em muitos casos esse aumento da escavação é fisiológico, ou seja, normal e necessita apenas acompanhamento.

OLHO SECO

Irritação ocular, ardência, olhos vermelhos, fotofobia e dor de cabeça são os principais sintomas de OLHO SECO.

Esse é um dos diagnósticos mais frequentes no consultório de  oftalmologista.

O olho seco é decorrente principalmente de fatores ambientais como: ar condicionado, clima seco e excesso de exposição à telas e leitura.

Se você tem esses sintomas, agende sua consulta para avaliação e tratamento.

Erros de Refração

Erros de refração são as alterações do olho que levam à formação da imagem fora do foco da retina e são eles: miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. A miopia é caracterizada pela dificuldade de enxergar para longe. Já a hipermetropia é a dificuldade de enxergar para perto. O astigmatismo leva à embaçamento visual para perto e longe, além de causar fotofobia. A presbiopia acontece por volta dos 40 anos de idade, e se caracteriza pela dificuldade em enxergar para perto devido ao envelhecimento do olho. Os erros de refração podem ser corrigidos através do uso de óculos, lentes de contato ou cirurgias refrativas.